sábado, 29 de outubro de 2011

Actividade para crianças - LITTLECHEF

Após uma pesquisa na net, descobri a LITTLECHEF, que é uma escola de culinária para crianças dos 3 aos 12 anos, com conteúdos pedagógicos apropriados, além de jogos e atividades.
As aulas abordam, por exemplo, as Artes (moldar, decorar), ou História e Geografia (origem cultural dos alimentos, culinária do mundo), tendo também Ciência à mistura e, claro, Matemática, já que um bolo de chocolate ajuda a compreender as frações.
Nestas aulas, as crianças aprendem a preparar receitas e depois degustam o que cozinharam.
De terça a sexta das 15h às 19h.
A escola de culinária também realiza workshops para pais e filhos, onde as famílias passam uma manhã de sábado completamente diferente a preparar refeições deliciosas.
Além disto, a escola possibilita às crianças virem fazer a festa de anos nas suas instalações, às sextas, sábados e domingos.
A LittleChef proporciona também atividades para escolas e grupos organizados durante a semana. Todas estas propostas exigem marcação prévia.
Ver mais informações em www.littlechef.pt

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Está doente, como brincar?

Com a princesa em casa, pois está doentinha, tive que pensar em algumas brincadeiras extra, para a entreter:)
Comprei uns livros novos, para lhe contar as "estórias" que ela adora, uns livritos para ela pintar, plasticinas, autocolantes, tintas para pintar as mãos e um puzzle.
E claro, já não podem faltar, as tão famosas músicas do "You Tube". Andamos na fase, "Panda vai à escola 4".
Vai ser assim, que nos vamos entreter durante uma semana... Têm mais alguma ideia?!!!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Estomatite Aftosa

Infelizmente, não há nada que a minha princesa não apanhe... desta vez, foi "estomatite aftosa". Nome pomposo, para uma coisa horrível.
A estomatite é uma infecção viral bastante comum nas crianças e provoca várias aftas na boca e garganta, vindo acompanhada de desconforto e dor.
As lesões podem aparecer na gengiva, na parte interna das bochechas, no fundo da boca, nas amígdalas, na língua ou no céu da boca. Posso dizer, que a princesa tem a língua cheia de aftas e gengivas também...
Acredito que tenha muitas dores, pois só chora, não come (o que não é nada normal ), não bebe pois custa engolir, além de se babar imenso. Mas a cereja em cima do bolo é mesmo febre. Haverá mais algum sintoma que falte aqui?!!!
Liguei ao médico, e a solução passa pelo "Ben-u-ron" e "Mycostatin" (em alternativa "Daktarin Gel Oral").
É importante, mantê-los hidratados. Apesar de não querer beber, pois custa engolir, decidi dar-lhe os líquidos pela palhinha, o que ajudou:)
Não posso dar-lhe, nem comidas nem bebidas quentes. Optei então, por iogurtes líquidos, sumos, leite creme, puré de batata, banana e principalmente gelados.
Agora é preciso ter muito cuidado, pois é contagioso e tenho outro bebé cá em casa.
Vamos ver como corre a semana!!!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Anjinhos de Natal

Adorei esta iniciativa, e já recebi o meu "anjinho de Natal"!!!
Vai para a Raquel, de 4 anos, um Nenuco e um fato de treino:) Vai ser a prenda de Natal da Tami e do Tamar, a uma menina cujos pais não tem possibilidades para lhe dar uma prenda especial neste Natal...
Caso estejam interessados em ajudar, podem pedir também um anjinho em

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Guarda-roupa

Chegou a altura, de fazer uma vistoria às gavetas e armários cá de casa. Os dias arrefeceram e torna-se importante adaptar o guarda-roupa.
Primeiro, aproveito, para retirar aquelas roupas que já não servem. Umas guardo de recordação, outras guardo para o ano, (confesso que aproveito muito pouco), e outras separo, para dar, pois na altura do Natal, existem sempre campanhas para ajudar instituições de caridade, e assim já fica separado.
Depois, confiro o que fica e que posso aproveitar da estação anterior.
No caso da roupa de Verão, é mais fácil, pois ainda reutilizo as t-shirts. Normalmente, usam uma t-shirt básica, lisa de manga comprida por baixo, com a de manga curta por cima. Aproveito também calções de ganga, saias, com meia calça, por ex.
Na roupa de Inverno, só aproveito mesmo, algumas t-shirts de manga comprida para aqueles dias mais frescos, ou quando saem ao fim do dia.
Por último, faço uma lista do que é preciso comprar. Tendo em conta, que fazem parte da minha lista, pijama, meias, calçado, calças, t-shirts, casacos, polos, vestidos, camisolas e saias...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Feridas e pequenos golpes

Confesso, que com a primeira ferida, me assustei imenso. Só me lembro de ouvir o meu marido dizer... "Abriu a cabeça!!!" e era apenas um golpe:)
Toca a contar até 3, tentar acalmá-los, para depois, tratar do ferimento e parar a hemorragia.
Se for um ferimento leve, deve-se, limpar com água oxigenada e cobrir com um penso rápido. Se for uma ferida profunda, é preferível não limpar, e deixar ser o médico a fazê-lo.
Quando eles são muito pequeninos, não é aconselhável usar "Betadine".
As feridas no couro cabeludo, são as mais frequentes, e digo por experiência própria, sangram imenso.
Também é habitual, uns pequenos arranhões, umas pequenas feridas, e aí desinfecto e coloco o "Bepanthene- feridas". Quando deixa de ter a crosta da ferida, nos 1ºs dias, uso o "Avene Cicalfate", para ajudar na cicatrização e não deixar marcas.
Importante é ter a vacina anti-tetânica, não sendo necessário aplicar nenhum reforço.
Por isso, cá por casa, arranjei um saquinho dos 1ºs socorros, onde está tudo junto e sempre à mão:)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Digressão do Musical "Panda vai à escola"

O musical "Panda Vai à Escola" está de volta para fazer as delícias das crianças de norte a sul de Portugal, nos próximos meses de Novembro e Dezembro.
Aqui fica o programa!!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Festas para os pequeninos

Porque
eles merecem um dia especial...
cheio de fantasia...
alegria...
comidas deliciosas...
personalizadas...

eles merecem tudo, mas mesmo tudo!!!

sábado, 15 de outubro de 2011

Livros da "Anita"

Se há colecções de livros que eu adoro, são os livros da "Anita".
Tenho grande parte da colecção e simplesmente acho maravilhosa:)
Em tamanho A4, livro de bolso, ou então com autocolantes... Os livros mais pequenos, são óptimos para eles manusearem, e os autocolantes são super divertidos, e são uma descoberta fantástica.
Ela adora e eu também!!!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nebulizador

Orá cá está um acessório indispensável em casa... Um nebulizador!!!
Comprei para a minha filhota, e neste momento, todos usamos:)
Ideal para ministrar medicação para as tão famosas gripes, tosse, e mesmo "pingo do nariz". O vapor de água é libertado, e será inalado pelas nossas crianças.
Confesso, que foi complicado, num bebé tão pequenino, meter a máscara na cara. Eles não gostam de se sentir presos. Pode não ser a solução ideal, mas pensei, mais vale que eles inalem alguma coisa, do que eles estarem a chorar e não conseguir. Assim, optei por tirar a máscara e faço a nebulização directamente através do tubo.
Uso essencialmente com soro fisiológico, mas quando o "pingo do nariz" teima em não desaparecer, então junto ao soro fisiológico, "Atrovent".
Faço as nebulizações, de manha, mas preferencialmente à noite, para que eles tenham um sono mais tranquilo.
Apesar de não ser barato, no meu caso, valeu bem o investimento. Contudo, podem sempre requisitar no centro de saúde.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Esterilizar

Por volta dos 6 meses, altura que normalmente coincide com a introdução dos sólidos, podemos parar de esterilizar os biberões e chupetas. Continua a ser importante, limpar muito bem os biberões, mas penso que será suficiente, utilizar o escovilhão.
Posso dizer, que só esterilizo os biberões, 1 vez por semana, mais para tirar a própria gordura do leite, do que propriamente para esterilizar.
No caso, de amamentar, a partir do momento que o deixa de fazer, não é preciso começar a esterilizar nessa altura. Existem pais, que esterilizam as colheres, pratos dos bebés quando eles começam o desmame, mas penso que é totalmente desnecessário.
Quanto aos brinquedos de plástico, também nunca o fiz...

sábado, 8 de outubro de 2011

Andarilhos

Usar ou não usar andarilhos, é uma questão colocada por muitos pais.
A determinada altura, os nossos bebés, já não ficam quietos na espreguiçadeira, começam a gatinhar, querem o nosso colo para se movimentar de um lado para um outro, e é nessa altura, em que pensamos em adquirir um. Para nós, sem duvida que era muito mais fácil eles andarem de andarilho.
Contudo, temos que ponderar e verificar se será o mais indicado para eles. E ai, teremos que ponderar além da segurança dos nossos filhotes, a sua saúde.
Um estudo da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) e da Unidade de Vigilância Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria revela que, em média, são hospitalizadas duas crianças por dia devido a acidentes com andarilhos. A maioria dos casos ocorre junto a escadas e em locais em que a criança tem acesso a objectos perigosos.
Este estudo reforça as conclusões de um outro estudo, do Observatório Nacional de Saúde, que aponta para cerca de 650 casos de acidentes com andarilhos por ano atendidos nos hospitais portugueses.
Mas muitos pais, podem dizer, que tem cuidado, que são vigilantes, mas temos que pensar nos efeitos nocivos que as aranhas podem provocar nos bebés, nomeadamente nos seus sistemas ósseo e muscular. O uso de andarilhos não traz qualquer vantagem a nível ortopédico, podendo até criar vícios difíceis da criança deixar quando começa a dar os primeiros passos.
Isto não quer dizer, que as crianças que andam em andarilhos, terão problemas a nivel de locomoção, acidentes, nada disso, apenas que poderão vir a ter... já diz o ditado... "mais vale prevenir que remediar..."
E quanto ao facto, de eles gostarem de andar de andarilho, acredito. Mas existem tanta coisas que eles gostam e não é o mais indicado para eles!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Horas de sono



Andava eu a ver o meu "livrinho de apontamentos" e encontrei um esquema que fiz sobres as horas de sono que os bebés devem ter.
É apenas indicativo, mas posso dizer que me foi muito útil...
Recém-nascido - devem dormir 16 a 20 horas por dia
3 semanas - devem dormir 16 a 18 horas por dia
6 semanas - devem dormir 15 a 16 horas por dia
4 meses - devem dormir 9 a 12 horas por dia e 2 sestas (2 a 3 horas)
6 meses - devem dormir 11 horas e 2 sestas (2 horas)
9 meses - devem dormir 11 a 12 horas e 2 sestas (1 a 2 horas)
12 meses - devem dormir 10 a 11 horas e 2 sestas (1 a 2 horas)
18 meses - devem dormir 13 horas e 1 ou 2 sestas (1 a 2 horas)
2 anos - devem dormir 11 a 12 horas e 1 sesta (1 hora)
3 anos - devem dormir 10 a 11 horas e 1 sesta (2 horas)
Sou uma sortuda, pois os meus filhos desde os 3 meses dormem a noite toda. Dou-lhes o leite por volta das 23h, e sem acordar tomam o "leitinho", e acordam apenas de manha:)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Usar ou não usar, produtos antibacterianos?

Quantas vezes não fui ao supermercado, e não me vi tentada a comprar produtos antibacterianos para fazer limpezas cá em casa.
Confesso, que não sou muito fã, deste género de produtos, pois tenho a opinião, que é importante não criar uma "redoma de vidro" à volta deles, e deixa-los explorar em segurança sem andar preocupada com a sujidade. O simples facto de os deixar brincar na terra por ex, pode ser importante para fortalecer o sistema imunitário deles.
Agora, existem cuidados que são necessário ter. A cadeirinha onde eles comem, está sempre limpa e desinfectada. Quanto ao quarto, tenho a preocupação de o aspirar 2 vezes por semana e passar a esfregona, mas até é mais por causa do pó. Antes de ir comer, passo sempre uma "toalhita" pelas mãos.
Agora nunca comprei , nem sabonetes antibacterianos para lavar as mãos deles, pois acho que vão retirar tanto as bactérias más como as boas. Nem, nunca comprei um produto antibacteriano para limpar a casa, nem brinquedos:)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...