O Bisfenol-A é utilizado na maioria dos plásticos do nosso dia-a-dia, e poderá estar relacionado com diversos problemas de saúde.
É um químico utilizado no fabrico do policarbonato, um tipo de plástico rígido e transparente, que se encontra em quase todas as embalagens de plástico que utilizamos.
Segundo alguns estudos, o Bisfenol-A pode provocar algumas doenças, incluindo o cancro da mama, obesidade, diabetes, hiperactividade, alterações do sistema imunitário, infertilidade e puberdade precoce. Também pode desencadear tumores e interferir na memória e aprendizagem.
Convém dizer, também, que esta substancia é mais perigosa, se estiver em contacto com os alimentos que tiverem sido aquecidos. Por ex. quando aquecemos o leite no biberão no microondas.
Por isso, como prevenir é sempre o melhor remédio, temos que ter cuidado, principalmente, com os biberões, que utilizamos. De referir, que o fabrico de biberões que integrem Bisfenol-A na sua composição foi proibida na União Europeia, a partir de Março deste ano, e também a venda ficou interdita em 1 de Junho de 2011.
Assim, decidi, deitar fora uns biberões mais antigos que tinha em casa, e comprar uns biberões sem este químico. Não foram precisos mudar todos, pois alguns foram adquiridos recentemente e na altura tive a preocupação de confirmar que já não continham este agente.
A vantagem é que agora a maior parte dos produtos faz grande publicidade na própria embalagem, dizendo "sem bisfenol"!! Quando comprei os do meu filho também tive esse cuidado!! Mais vale prevenir...
ResponderEliminarConcordo contigo, prevenir é o "melhor remédio"...
ResponderEliminarAinda bem que foram tomadas medidas, pois ainda a pouco tempo, cerca de 2 anos, quando a Tami nasceu, não se ouvia falar disto. Nessa altura foi super complicado arranjar biberões sem "Bisfenol-A" pois era uma coisa pouco divulgada. Só conhecia uma marca, na altura. E além dos biberões, também comprei colheres e os pratos para comer a sopa. Tem isso, também em atenção quando tiveres que dar a sopinha.