terça-feira, 30 de agosto de 2011

Banho dos recém-nascidos

Dar banho, aos nossos pequenitos parece ser uma tarefa complicada. Mas não é...
Antes de começar a dar banho, existe um "ritual" que temos que preparar.
Quanto ao local onde vamos dar banho, deve estar com uma temperatura agradável (20/22ºC), para que os nossos pequenitos não tenham frio.
Aproveitava também para preparar a aguá da banheira. Para saber que a água estava na temperatura ideal, colocava o cotovelo. Eu li que se devia usar o termómetro de água e verificar se a mesma estaria entre os 36/37º C. Confesso, que usei na 1ª semana, mas depois temos que ser práticos, e comecei a usar o cotovelo e ver a temperatura. Não falha...
Outra coisa que acho importante, é separar a toalha de banho, gel de banho, roupinhas que vamos vestir, as fraldas, creme hidratante.
Chegada a hora de colocar o nosso bebé na banheira, esqueça telemóveis, campainhas, ou qualquer outra coisa que possa prender a nossa atenção. Não quero parecer alarmistas, mas uma das principais causas de acidentes infantis, acontecem na hora do banho.
Uma dica muito importante que me foi aconselhada pela parteira que me assistiu, foi como colocar o gel de banho/champô, nos nosso bebés. Das várias técnicas, acho que é sem duvida a mais pratica, e foi a que utilizei. Antes de colocar o bebé dentro de água, colocam o gel de banho/champô na mão e espalhem pelo corpo da criança. Depois é só pegar no nosso pequenito e colocar dentro de água. Assim, já não temos aquela atrapalhação de ter que pegar no bebé e ter que colocar os produtos de banho, na água.
Coloque uma mão por trás da nuca e outra no rabinho do bebé. Depois para virar, colocar uma mão de baixo do braço, e rodar de costas. Atenção com a carinha da criança, quando viramos, para não ficar debaixo de água. Não vá ele beber água do banho...
Depois, retiramos o bebé da banheira, e secamos muito bem. Não esquecer de secar debaixo do pescoço, dobras dos joelhos e cotovelos, axilas e claro, das nádegas. Colocar um bom hidratante, a fralda e vestir uma roupinha limpinha para mais um sono reparador...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Os 1ºs dias no infantário


Tomar a decisão de colocar os pequenitos no infantário, surge mais dia menos dia. Se alguns pais, optam por colocar os seus bebés no infantário apenas aos 3 anos, (ficando com avós ou amas) outros, muitas vezes por questões do foro laboral (em grande parte), decidem após a licença de maternidade. No meu caso, a Tami, apenas foi para o infantário, quando fez 1 ano. É uma criança cheia de vida e sentimos que brincar com outras crianças, só lhe ia fazer bem. Por outro lado, o Tamar, ainda vai ficar em casa comigo.
Quando a Tami, foi para o infantário, tomei uma série de medidas, para facilitar o processo de adaptação à "escolinha". Aliás, medidas repetidas quando voltou de férias este ano.
Nos primeiros dias, a filhota apenas ia umas horas de tarde, para se ir adaptando gradualmente, quer aos novos amigos, às educadoras, ao próprio espaço físico, que é o infantário. Actualmente, ela vai para o infantário, por volta das 9h30m da manha e vou busca-la as 16h30m.
Depois, levei a almofada, para quando chegasse a hora de dormir, ela não estranha-se. Aconselho, a que levem ou a fralda de pano ou o boneco especial que eles gostam de dormir, para lhes transmitir tranquilidade. No fundo trata-se de uma recordação da sua própria casa.
Tentei, quando a fui levar nos primeiros dias, não transmitir ansiedade. Procurei mostrar-me bem disposta e confiante. Mas o mais importante, acho que foi, não prolongar o momento da separação e sair do seu campo de visão. Posso dizer, que a Tami, reagiu muito bem e nunca chorou ou fez birra. Contudo, já vi muitos bebés a chorar quando vou levar a princesa ao infantário. Inclusive, choram as mães e choram os bebés. Eu compreendo, que a separação nem sempre é fácil, mas chorar em frente da criança, não é a melhor opção, pois que segurança transmitimos aos nossos rebentos?! Até porque a maior parte das vezes, eles usam o choro ou a "birra" como chantagem, e o importante é não ceder a pressões para ficar em casa "só hoje".
No caso de a criança já frequentar o infantário, vá fazendo referências positivas da "escolinha". No meu caso, ia falando dos amiguinhos, das educadoras e auxiliares. Vou dar um exemplo do que fui fazendo ao longo das férias. "Tami, onde está a "Nana"? (nome da auxiliar). E ela la respondia... "Num tá". Outro exemplo, quando brincava-mos com os puzzles em casa, dizia que era parecido com o que ela tinha na "escolinha".
É óbvio, que não existe uma formula ideal, e que cada criança reage de modo diferente, mas penso que estas "dicas" ajudaram no regresso à escola das nossas crianças.

domingo, 21 de agosto de 2011

Massagem Shantala

Tinha a minha princesa mês e meio, quando decidi (em boa hora), inscrever no curso de massagem para bebés.Simplesmente, adorei.
Valeu pela experiencia, pelo convívio, pela partilha entre mães, e claro, pelas massagens...Quanto aos bebés... eles adoram.
Existem vários tipos de massagem de massagens, mas a mais utilizada é a Massagem Shantala é um tipo de massagem milenar indiana, fortemente influenciada pelas tradições do Yoga e da Medicina Ayurvédica, sendo especialmente indicada para os bébés.Foi o Dr. Frederick Leboyer, um obstetra francês, que observou, em Calcutá, uma mãe massajando o seu bébé, tendo posteriormente trazido essa informação para o ocidente. Assim, baptizou essa sequência de movimentos com o nome daquela mulher: Shantala.
A Massagem Shantala implica uma sequência de toques efectuados no bébé com carinho, mas também com sequência e técnica específica. É uma técnica que fomenta o desenvolvimento emocional do bébé. Sendo esta uma massagem especialmente vocacionada para bébés, é fácil perceber que o poder das mãos é extremamente importante.Os movimentos devem ser feitos com firmeza, aumentando naturalmente a pressão dos dedos. Os movimentos são sempre feitos do centro para as extremidades ou de baixo para cima. E deve-se começar sempre no lado esquerdo e acabar no lado direito, pois segundo a medicina oriental este é o sentido da energia no corpo humano.
Neste tipo de massagem é comum utilizar-se óleos vegetais puros e naturais ligeiramente aquecidos. O óleo funciona como um óptimo condutor de movimentos, evitando atritos na pele sensível do bebé.
No final da massagem, deve dar-se um banho ao bebé de modo a proporcionar a continuidade do efeito de relaxamento pretendido.
A Massagem Shantala aplica-se exclusivamente a recém-nascidos a partir de 1 mês de idade, podendo aplicar-se também aos bebés e a crianças.
Tem como principais benefícios, o relaxamento, a redução de tensões e bloqueios, a melhoria da frequência cardíaca e a melhoria do funcionamento do aparelho locomotor. Mas principalmente, o alívio de insónias e cheguei mesmo a fazer umas massagens especificas para as "cólica".
Eu fazia as massagens todos os dias, a meio da tarde, com música ambiente, era o nosso momento "zen"... mãe e filha...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...