segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Os 1ºs dias no infantário


Tomar a decisão de colocar os pequenitos no infantário, surge mais dia menos dia. Se alguns pais, optam por colocar os seus bebés no infantário apenas aos 3 anos, (ficando com avós ou amas) outros, muitas vezes por questões do foro laboral (em grande parte), decidem após a licença de maternidade. No meu caso, a Tami, apenas foi para o infantário, quando fez 1 ano. É uma criança cheia de vida e sentimos que brincar com outras crianças, só lhe ia fazer bem. Por outro lado, o Tamar, ainda vai ficar em casa comigo.
Quando a Tami, foi para o infantário, tomei uma série de medidas, para facilitar o processo de adaptação à "escolinha". Aliás, medidas repetidas quando voltou de férias este ano.
Nos primeiros dias, a filhota apenas ia umas horas de tarde, para se ir adaptando gradualmente, quer aos novos amigos, às educadoras, ao próprio espaço físico, que é o infantário. Actualmente, ela vai para o infantário, por volta das 9h30m da manha e vou busca-la as 16h30m.
Depois, levei a almofada, para quando chegasse a hora de dormir, ela não estranha-se. Aconselho, a que levem ou a fralda de pano ou o boneco especial que eles gostam de dormir, para lhes transmitir tranquilidade. No fundo trata-se de uma recordação da sua própria casa.
Tentei, quando a fui levar nos primeiros dias, não transmitir ansiedade. Procurei mostrar-me bem disposta e confiante. Mas o mais importante, acho que foi, não prolongar o momento da separação e sair do seu campo de visão. Posso dizer, que a Tami, reagiu muito bem e nunca chorou ou fez birra. Contudo, já vi muitos bebés a chorar quando vou levar a princesa ao infantário. Inclusive, choram as mães e choram os bebés. Eu compreendo, que a separação nem sempre é fácil, mas chorar em frente da criança, não é a melhor opção, pois que segurança transmitimos aos nossos rebentos?! Até porque a maior parte das vezes, eles usam o choro ou a "birra" como chantagem, e o importante é não ceder a pressões para ficar em casa "só hoje".
No caso de a criança já frequentar o infantário, vá fazendo referências positivas da "escolinha". No meu caso, ia falando dos amiguinhos, das educadoras e auxiliares. Vou dar um exemplo do que fui fazendo ao longo das férias. "Tami, onde está a "Nana"? (nome da auxiliar). E ela la respondia... "Num tá". Outro exemplo, quando brincava-mos com os puzzles em casa, dizia que era parecido com o que ela tinha na "escolinha".
É óbvio, que não existe uma formula ideal, e que cada criança reage de modo diferente, mas penso que estas "dicas" ajudaram no regresso à escola das nossas crianças.

2 comentários:

  1. Este post está muito interessante, mas para já ainda não penso nisso!!
    Se o meu filho sair a mim... Ai que terror!! Detestava o infantário!! Detestava a primária!! Só gostei quando no 5º fui para o colégio!! A partir daí não houve problema algum, mas até então...

    ResponderEliminar
  2. Eu era o contrário, adorei o infantário. A minha mãe até se sentia mal, pois eu chorava quando era para vir para casa. Queria ficar lá mais tempo...
    A Tami adora, e correu muito bem a adaptação.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...