sábado, 8 de outubro de 2011

Andarilhos

Usar ou não usar andarilhos, é uma questão colocada por muitos pais.
A determinada altura, os nossos bebés, já não ficam quietos na espreguiçadeira, começam a gatinhar, querem o nosso colo para se movimentar de um lado para um outro, e é nessa altura, em que pensamos em adquirir um. Para nós, sem duvida que era muito mais fácil eles andarem de andarilho.
Contudo, temos que ponderar e verificar se será o mais indicado para eles. E ai, teremos que ponderar além da segurança dos nossos filhotes, a sua saúde.
Um estudo da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) e da Unidade de Vigilância Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria revela que, em média, são hospitalizadas duas crianças por dia devido a acidentes com andarilhos. A maioria dos casos ocorre junto a escadas e em locais em que a criança tem acesso a objectos perigosos.
Este estudo reforça as conclusões de um outro estudo, do Observatório Nacional de Saúde, que aponta para cerca de 650 casos de acidentes com andarilhos por ano atendidos nos hospitais portugueses.
Mas muitos pais, podem dizer, que tem cuidado, que são vigilantes, mas temos que pensar nos efeitos nocivos que as aranhas podem provocar nos bebés, nomeadamente nos seus sistemas ósseo e muscular. O uso de andarilhos não traz qualquer vantagem a nível ortopédico, podendo até criar vícios difíceis da criança deixar quando começa a dar os primeiros passos.
Isto não quer dizer, que as crianças que andam em andarilhos, terão problemas a nivel de locomoção, acidentes, nada disso, apenas que poderão vir a ter... já diz o ditado... "mais vale prevenir que remediar..."
E quanto ao facto, de eles gostarem de andar de andarilho, acredito. Mas existem tanta coisas que eles gostam e não é o mais indicado para eles!!!

5 comentários:

  1. Vou comprar um cercadinho para minha filhota..
    acho que não é muito seguro mesmo vai que o bebe cai, nesse periodo eles são bem danadinhos...
    bjosss

    ResponderEliminar
  2. Há países, nomeadamente o Canadá onde é proíbido e dá prisão. Salvo erro, na Austrália e em alguns países nórdicos, em suma os mais evoluidos, também é proíbido. Por essa razão, nunca comprei.

    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  3. Eu sou contra os andarilhos, acho que os perigos são imensos e na minha opinião torna as crianças preguiçosas para andarem. Afinal com eles não é preciso fazer qualquer esforço!

    ResponderEliminar
  4. Além de que, se repararem, eles nos andarilhos, tem uma péssima posição. Andam sentados e em bicos de pé!!!

    ResponderEliminar
  5. pois é, a filhota do meu primo magou-se à séria. além disso tem um ano e começou agr a andar... em bicos de pé!!! na frança tb é proibido!!! Eu sou 100% contra!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...