quinta-feira, 14 de julho de 2011

Quarto do bebé

Preparar o quarto da minha princesa foi um "acontecimento" que acabou por envolver familiares e amigos.
Escolher as cores para o quarto, as mobílias, decoração, tapetes e cortinas, foi efectivamente, uma grande azáfama.
Tudo foi pensado com muito amor e carinho.
Primeiro, escolhemos o tema para o quarto (no meu caso o tema eleito foi: "princesas"). Depois, escolhemos as cores do quarto (para a princesa, foi 2 tons de rosa) e as decorações a aplicar. Para a mobília, optamos pelo branco. Pessoalmente, adoro ver a cor branca nas mobílias para bebé. A partir dai, foi dar largas à imaginação e criatividade. Optamos, por comprar as mobílias em "bruto" e com ajuda de amigos, pintamos a cama de grades e a cómoda. Só temos que ter cuidado com as tintas que se compra (não tóxicas), mas existem tintas próprias para pintar mobiliário de bebé (tintas base de água) . Contudo, pode-se optar por comprar já pronta, mas preferimos dar o nosso "toc pessoal"...

Quanto às mobílias para o quarto do bebé, penso que é fundamental uma cama de grades, um sofá de apoio, uma cómoda e armário para arrumar as roupas dos nossos tesouros. Eu optei ainda por um sofá cama, estantes e um muda fraldas, que servia também de banheira (apesar de não tomar lá banho, pois optei pela banheira "Shantala").
Importante referir, que na cama de grades, a distancia entre as mesmas, não deverá ultrapassar os 6,5cm, para não correr o risco de o bebé tentar meter a cabeça no intervalo dessas grades. Torna-se necessário, colocar também, uma protecção lateral acolchoado. Eu optei por usar com uma cor lisa, para quando quisesse alterar a colcha da cama, não tivesse que altera também o resguardo.
A superfície onde o bebé dorme, deverá ser suficientemente baixa , em relação à altura das protecções da cama de grades, de modo, a que a criança nunca possa trepar para fora. Quando reparei que o meu bebé se levantava sozinho, desci ainda mais a superfície da cama.
O sofá/cadeira de apoio foi fundamental para o aleitamento. Convém não ser muito baixo, porque depois do parto, é complicado sentar e levantar das cadeiras, pois ainda estamos um pouco doridas. Mas principalmente para as costas é uma grande ajuda. Não sei se foi por causa do peso da barriga na gravidez, se foi da anestesia, mas fiquei com muitas dores na costas e ao dar o aleitamento, convém ter as costas bem apoiadas.
Para arrumar as roupinhas do nosso bebé, optei por uma cómoda e mais tarde por um armário. Forrei a cómoda, e servia também de apoio para colocar a "cestinha" com os cosméticos do bebe. Quanto à arrumação, na 1 gaveta optei por colocar as fraldas de pano, meias e babetes. Comprei umas cestinhas divisórias e assim tinha tudo separadinho. Na 2 e 3 gaveta, roupinhas do bebe. Na 4 gaveta, lençóis e toalhas. Com o passar do tempo, tive que comprar um armário, para colocar os vestidinhos, casacos e arrumar fraldas.

2 comentários:

  1. O quarto deve ter ficado magnífico pois foi, de certeza, preparado com muito amor.

    No início, pensei em desenhar numa das paredes um mural com uma pintura do Winnie The Pooh! Era magnífico! Tenho a certeza que o meu filho quando crescesse um pouco ia tentar entrar pela parede dentro de tão querido que era o desenho!loll
    No entanto, como eu me farto depressa das coisas e a pintura ia ocupar uma parede inteira e o tecto do quarto, achei melhor investir esse dinheiro numa mobília de quarto para o bebé.

    No meu caso, a mobília (berço de grades e cómoda) também é branca e chegou há pouco tempo! Já comprei uma protecção para o berço e é bastante colorida (azul, verde, etc).
    A roupa do bebé está toda no guarda-fatos porque ainda não tinha cómoda e queria deixar as coisas prontas.
    Falta retirar do quarto as cadeiras dos carros com os sistemas isofix(que pesam 3 toneladas, no mínimo) e colocar o cadeirão para amamentar! Ainda estou um pouco indecisa quanto ao cadeirão! Como o bebé no início vai ficar no meu quarto, se calhar devia colocar o cadeirão no meu quarto?! Que sugeres?
    Falta-me comprar a cortina, o tapete e o candeeiro! Não estou muito preocupada porque como o quarto dele fica na outra ponta da casa, significa que vai ter de dormir no meu quarto uns quantos meses (até fazer 18 anos ;)).

    ResponderEliminar
  2. Mãe galinha... os meus bebés ficaram no meu quarto até aos 4 meses. Durante uma semana, passaram a dormir de dia no futuro quarto deles, para fazer habituação. Depois passei para o quarto deles. Vais ver que é a melhor coisa, passas a dormir melhor,( e eles também).Acredita... Muitas amigas minhas diziam... "se eu soubesse, já tinha mudado à mais tempo para o quartinho deles!!!"
    Quanto ao sofá, no inicio colocava onde o bebé estiver a dormir... por ser mais pratico, não vais acordar a meio da noite e deslocar para a ponta da casa.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...