quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bisfenol - A


O Bisfenol-A é utilizado na maioria dos plásticos do nosso dia-a-dia, e poderá estar relacionado com diversos problemas de saúde.
É um químico utilizado no fabrico do policarbonato, um tipo de plástico rígido e transparente, que se encontra em quase todas as embalagens de plástico que utilizamos.
Segundo alguns estudos, o Bisfenol-A pode provocar algumas doenças, incluindo o cancro da mama, obesidade, diabetes, hiperactividade, alterações do sistema imunitário, infertilidade e puberdade precoce. Também pode desencadear tumores e interferir na memória e aprendizagem.
Convém dizer, também, que esta substancia é mais perigosa, se estiver em contacto com os alimentos que tiverem sido aquecidos. Por ex. quando aquecemos o leite no biberão no microondas.
Por isso, como prevenir é sempre o melhor remédio, temos que ter cuidado, principalmente, com os biberões, que utilizamos.
De referir, que o fabrico de biberões que integrem Bisfenol-A na sua composição foi proibida na União Europeia, a partir de Março deste ano, e também a venda ficou interdita em 1 de Junho de 2011.
Assim, decidi, deitar fora uns biberões mais antigos que tinha em casa, e comprar uns biberões sem este químico. Não foram precisos mudar todos, pois alguns foram adquiridos recentemente e na altura tive a preocupação de confirmar que já não continham este agente.

2 comentários:

  1. A vantagem é que agora a maior parte dos produtos faz grande publicidade na própria embalagem, dizendo "sem bisfenol"!! Quando comprei os do meu filho também tive esse cuidado!! Mais vale prevenir...

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, prevenir é o "melhor remédio"...
    Ainda bem que foram tomadas medidas, pois ainda a pouco tempo, cerca de 2 anos, quando a Tami nasceu, não se ouvia falar disto. Nessa altura foi super complicado arranjar biberões sem "Bisfenol-A" pois era uma coisa pouco divulgada. Só conhecia uma marca, na altura. E além dos biberões, também comprei colheres e os pratos para comer a sopa. Tem isso, também em atenção quando tiveres que dar a sopinha.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...