segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Regurgitação


A regurgitação é um problema comum nos bebés.
Posso dizer, que os meus 2 filhos, tiveram problemas de refluxo gastroesofágico, desde os primeiros dias de vida. Eles eram amamentados, mas após a toma do leite, acabavam por "bolsar" grande parte do leite que tinham tomado.
Existem, várias causas, para para que um bebé regurgite.
A mais comum, deve-se à maneira como o bebé pega o peito. No caso, de ser amamentado, o ideal é que a boca cubra toda a aréola e não apenas o bico, evitando assim a entrada de ar. No caso, do biberão, este deve estar bem levantado (quase em pé), de forma a que a tetina esteja sempre cheia de leite.
Outra causa, é uma válvula que existe no topo do estômago que tem uma folga, permitindo que o leite volte a subir. Então nesse caso, temos um problema de refluxo gastroesofágico. A 1ª medida a ser tomada, é dar um leite, anti-regurgitação. No meu caso, cheguei a dar o meu leite em biberão. mas não resultou. Foi então que optamos por mudar o leite. A opção seria um leite que deixa-se o meu bebé satisfeito e sem "bolsar". Por recomendação médica, experimentei o "Milkid AR", e posso dizer que simplesmente se fez magia. É um leite mais grosso, e por isso, evitava que o leite volta-se a subir.
Outra medida, foi manter o bebé na vertical, posição sentado, enquanto dava o leite.
E após as tomas do leite, não os deitava sem arrotar. Sentado no meu colo, inclinava ligeiramente para a frente. Com uma mão, apoiava o pescoço, com a outra mão, dava palmadinhas nas costas. Era remédio santo.
De referir, que o refluxo, melhorou quando, eles iniciaram a alimentação com sólidos. Passando, completamente, por volta de um ano de idade.
Contudo, cada caso é um caso, e sei por experiência própria, a aflição que nós enquanto mães temos quando os nosso bebés tem problemas na toma do leite. Quando, nasceu o meu segundo filho, tudo foi mais fácil, pois já tinha passado, o mesmo problema com o primeiro. Por isso, aqui deixei o meu testemunho, que espero que vos possa ajudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...