terça-feira, 6 de setembro de 2011

Deixar as Fraldas

Confesso, que este é um tema, que de momento, me tem ocupado os dias.
A minha princesa, fez 2 anos à pouco tempo e achamos, que tinha chegado a hora de trocar as fraldas pelo bacio.
Contudo, não está a ser nada fácil, porque simplesmente, se no inicio se recusava a sentar no bacio, agora senta-se, mas não faz nada. Na sanita, então, nem pensar, chora.
Eu sei, que esta mudança, não deve ser forçada, e é natural haver avanços e retrocessos. A pressão não é produtiva e sei que pode atrasar todo o processo.
Não existe, uma idade "certa". Varia, de rapaz para rapariga (as meninas estão prontas para o treino do pote mais cedo que os rapazes), e ocorre entre os 18 e os 30 meses (altura em o desenvolvimento neuro-muscular, da criança, já está preparado para controlar os esfíncteres).
Decidimos iniciar, o treino do pote no Verão, pois caso ocorram "acidentes", é muito mais fácil, secar a roupa, carpetes (...) além de que, como está calor, quando anda em casa, usa mínimo de roupa.
No inicio, vamos optar por treinar a ida ao bacio, apenas durante o dia, e quando ela já controlar, então passamos para a noite. Não esquecer, de forrar o colchão, pois descuidos podem acontecer.
Um sinal, que ela, já estava pronta para o treino, foi quando passou a dizer que estava incomodada com a fralda ( colocava a mão na fralda e dizia "cocó") além de tentar sentar-se e tentar tirar a fralda (pena, não querer sentar-se no bacio!!!). Contudo, é preciso ter calma, paciência, e tentar explicar, quando os primeiros "xixis", correm pelas pernas abaixo, que tem que ir ao pote.
Primeiro passo, para tirar a fralda, é deixo-los no pote, para ver como é. Se fizer "xixi", devemos elogiar, pois vai deixa-los com vontade de repetir. Se não fizer, temos que voltar a tentar mais tarde. Depois, devemos vestir, umas cuecas, e será inevitável, que faça xixi pelas pernas a baixo. Contudo, ai, temos que sugerir o uso do bacio, explicando que da próxima vez, tem que fazer ali.
Também se pode senta-los, no pote, com regularidade, antes das refeições, no intervalo das brincadeiras, por ex., criando assim uma rotina. Outra opção, será, lembrar aos pequenitos, de ir ao pote. Eu uso muitas vezes esta técnica, mas só ouço "Nãoooo!!" Até um pote, para a boneca preferida da princesa já compramos, mas nada...
Agora, a "cereja em cima do bolo", ocorreu, quando chegamos ao infantário, e as educadoras nós pediram roupa suplementar, pois iam também lá, fazer o treino do pote, e ajudar nesta tarefa nem sempre fácil. Uma grande ajuda, sem dúvida...
Avanços, retrocessos, manias, teimosias, tensões, palmas, elogios, vão estar na ordem do dia nos próximos tempos.

2 comentários:

  1. É uma fase de muita paciência... mas vai resultar!! A estratégia parece-me boa e o facto do colégio também participar, vai ajudar!! ;) Força e prepara-te porque daqui por uns tempos é a vez do M. "regar as plantinhas"!!

    ResponderEliminar
  2. Nem quero pensar que no próximo verão, vou passar por tudo isto outra vez:)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...