segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sonhar

Estas noites, tem sido complicadas, pois noto que os meus bebés andam a sonhar muito. Acordam a meio da noite, a chorar, e só acalmam quando lhes damos um miminho.
A Tami, acorda a chamar pelo " cão", e ele chora imenso. Ainda pensamos que poderia ser os dentinhos, que estaria com dores, mas se assim fosse, não acalmava no nosso colo.
Eles são "bombardeados" durante todo os dia, com imagens, sons, sensações, estímulos. Por isso é normal, que sonhem com as experiências por que passaram enquanto estiveram acordados.
Os bebés sonham muito. Estudos demonstram que o recém- nascido sonha mais nas 2 primeiras semanas após o nascimento que em qualquer outra fase da vida. Entre os 6 e os 12 meses, os sonhos reduzem para metade. Aos 3 anos, então ainda sonha menos. Sonha metade do que sonhava aos 18 meses. Nesta altura, o tempo de sonho, por incrível que pareça, já é igual ao de um adulto.
Quantas vezes, estamos a olhar para eles a dormir, e vi-mos os olhos deles a mexer debaixo das pálpebras fechadas?! Nessa altura, eles estão a sonhar.
Também acontece, que durante a noite, os sinto mais inquietos, acabando mesmo por chorar ou gemer ocasionalmente. Aí, desde que nasceram, eu tenho o hábito de esperar e ver se o choro ou gemido se prolonga ou se é apenas momentâneo. Evitava, de aos primeiros gemidos ir logo pegar neles, pois muitas vezes estavam apenas a sonhar, acabando por ter um sono tranquilo sem acordar. Apenas, chegava à beira deles, e sem falar para eles, para não os despertar, fazia uma "festinha" e deixava-os a dormir descansadamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...