segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os avós...

Umas das imagens que tenho presente muitas vezes na minha vida, é da minha avó materna. O colo, os mimos, os abraços, as "comidinhas" que só ela sabia fazer...
Acho muito importante, as relações que se criam entre avós e netos. Brincadeiras e laços de afecto marcam as relações.
Todos nós criamos a imagem dos "avós ideais" nas nossas cabeças, como sendo os companheiros das brincadeiras, com uma postura mais descontraída que os pais, mais pacientes, com mais disponibilidade. No fundo, são um prolongamento dos pais, mas assumindo o papel de avós, sendo uma ponte entre o passado e o futuro.
Contudo, muitas vezes, pela distância física que existe, não podem estar tão presentes como gostariam, mas quando estão, acabam por compensar e dar todo o amor.
Infelizmente, também existem avós, que são mais distantes, em que não estabelecem laços ou vínculos com os netos. Acredito, que neste caso, a própria relação pais-filho talvez já não seja a melhor, o que acaba por se reflectir na própria relação avós-netos.
Quantas vezes não ouvimos a expressão, "os pais educam e os avós deseducam?!"...
Podemos fazer mil interpretações desta frase. A minha vai neste sentido... "mimos e mais mimos nunca fizeram mal a ninguém. E que sorte que os meus filhos tem em ter uns avós que lhes "passa a mão pela cabeça", quando o papel de pais tem que ser feito".Acho que esta expressão é vista muitas da vezes, pela postura, actos que os avós acabam por ter.
Existem ainda avós, que exercem um papel importante na guarda dos netos, como alternativa à creche. Não é o meu caso, pois a minha mãe ainda trabalha. Mas tenho uma grande ajuda do meu pai, que esta reformado e todos os dias vai buscar a neta ao infantário.
Posso dizer, que os meus filhotes, são uns sortudos, pois tem uns avós fantásticos, sempre disponíveis, quer para brincar, quer para ficarem com eles, quando os pais precisam de sair. Nunca arranjam desculpas para não estarem presentes e existe sempre uma solução. Adoram os netos, e como fizeram com os filhos, querem assumir uma papel importante na vida dos netos:)


3 comentários:

  1. Ola!!
    Eu tanbem acho muito importante as relações de avos e netos =)
    Eu tenho uma que me dou muito bem e outra que nao me consigo mesmo dar bem , nao tenho paciencia sequer para ela....
    Tanbem vai da personalidade das pessoas!!
    Quanto a minha gravidez sim so vou saber no segundo trimestre, espero eu que sim! Pois tou ansiosaaaaaaaaaaa :D

    Beijooooo

    ResponderEliminar
  2. Eu tive a sorte de ter uns avós maternos que sim, eram como uns segundos pais para mim... e o meu filho tem também o privilégio de ter 4 avós que fazem tudo por ele! bjs

    ResponderEliminar
  3. os meus filhos teem uns avos excelentes!os maternos estao mais vezes com eles e nao se importam de brincar sentados no chao,os paternos sao diferentes,nao brincam,raramente dao colo mas sao carinhosos e generosos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...