quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Terão eles frio?

Uma dúvida que me surgiu quando os meus filhotes nasceram, foi, se iria saber se eles estavam bem agasalhados, e se por sua vez, não lhes vestiria roupa e mais roupa, e depois iriam ter calor.
Nos primeiros dias, é necessário, abrigá-los um pouco, mas sem cair no erro, de vestir roupa em demasia. Até porque nas maternidades, a temperatura está sempre mais elevada, para que os bebés não sintam um choque quando saem da barriga da mãe. Aqui, uma dica que me deram, e que usei, foi, para ver se eles estão com calor, colocar a nossa mão no pescoço (nuca). Se tiver quente, então tem roupa a mais. Eu regulei-me assim...
Muitas vezes, as mãos dos bebés estão frias. Contudo, isso não quer dizer que eles tenham frio. Enquanto forem recém-nascidos, eles não conseguem regular a temperatura do corpo.
Em casa, quando eles tiverem a dormir, devemos tapar o nosso bebé com uma mantinha, pois durante o sono, a temperatura corporal desce.
Mas muito importante, é quando eles saem à rua, acabando por ocorrer muitas vezes mudanças bruscas de temperatura. Nestas alturas, nunca sair de casa sem um manta, mesmo sendo Verão (no Inverno, usava umas mantas polares) e quando entrava num local quente, tirava o agasalho, e voltava a vestir, quando sair à rua.
Outra altura importante, é quando, lhes damos o leite a meio da noite, ou mesmo quando acordam de manha. Aconselho, a terem uma manta nos pés da cama, para os agasalhar, quando pegarem neles.
Com mais alguns meses, no Inverno, uma coisa que aconselho são os sacos de dormir. Cheguei a ter 2, pois existem para diferentes fases etárias. Assim, mesmo eles destapando-se durante a noite, estão sempre quentinhos...

2 comentários:

  1. Este era um dos receios que eu tinha: saber se o bebé estava com frio ou calor!! Nas aulas de preparação para o parto também me ensinaram a ver na nuca do bebé, como referiste!! Falaram inclusivamente que é frequente os bebés entrarem nas urgências cheios de febre devido ao sobreaquecimento a que são sujeitos!! :(

    Para além de mantas e alguns cobertores próprios, também comprei uns saquinhos para o meu filho dormir!! Parecem-me práticos e podemos dormir mais descansadas porque eles não se destapam!

    ResponderEliminar
  2. Os saquinhos são uma óptima opção. No Inverno, ficas muito mais descansada, pois os bebés destapam-se imenso e podem assim apanhar resfriados.
    Também existem sacos de dormir, para o Verão. Não são tão quentes. Mas confesso que esses não usei.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...